BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Índice dos alunos do 3º Médio

Cliquem no título para ler o post. O "marcador" está identificado entre os parênteses.
OBS: O prazo de entrega das redações, bem como o da leitura das coletâneas e propostas de redação serão delimitados em sala de aula.

FEVEREIRO/2010

Texto: história de uma palavra (reflexões sobre texto/discurso)
Tecidos que contam histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Eduardo Galeano; literatura/cultura de língua espanhola)

História de uma tecelã contadora de histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Marina Colasanti; literatura/cultura brasileira)

Algumas palavras sobre a contação de histórias (contação de histórias; mitologia)

Texto: elementos intra e extratextuais (reflexões sobre texto/discurso)

Gêneros do discurso: palavras iniciais (reflexões sobre texto/discurso; gêneros do discurso)

As condições de produção de um discurso: palavras iniciais (reflexões sobre texto/discurso)

Competência textual: o que é? (reflexões sobre texto/discurso)

Proposta de redação: alunos do 2º e 3º anos (proposta de redação)

Proposta e coletânea: como fazer? (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)

Ainda sobre a utlização da coletânea e a proposta de redação (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)

O processo de argumentação (argumentação; Cristovam Buarque; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo (texto dissertativo-argumentativo; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)

Comentários sobre o texto de Cristovam Buarque (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; argumentação; proposta de redação)

Comentários sobre o texto de Daiane Fuhrmann (1º, 2º e 3º anos) (argumentação; proposta de redação)

Proposta de redação (alunos do 1º, 2º e 3º anos)

Critérios de avaliação das redações do Ensino Médio (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; competências; ENEM)

Debate em sala de aula (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; proposta sobre bullying)

Missa do galo (aos alunos do 2º Médio) (1ª parte) (conto; Machado de assis; cultura brasileira)

Missa do galo (aos alunos do 2º Médio) (2ª parte) (conto; Machado de assis; cultura brasileira)
MARÇO/ 2010
Proposta de redação (alunos do 3º Médio) (proposta: projeto sobre dependentes químicos e maternidade/paternidade)
Argumentar, persuadir ou coagir? (aos alunos do 1º, 2º e 3º anos)
O último homem, por Rubens Amador (conto; Rubens Amador; cultura brasileira)

Cartoons sobre o meio ambiente (eco-mensagens; ensino médio)

Carta do cacique Seattle, em 1885 (eco-mensagens; ensino médio)

Sobre a mãe natureza (eco-mensagens; vídeo; ensino médio)

Queridos alunos da 8ª do Fundamental e do Ensino Médio (bate-papo)

O luxo no lixo ou o lixo no luxo? (eco-mensagens; alunos do ensino médio)

Nenhum comentário: