BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Debate em sala de aula: proposta sobre bullying (Interessante aos alunos do1º, 2º e 3º anos)

Neste post, retomo a proposta de redação e coletânea de textos do post anterior (aqui) a respeito de bullying no ambiente escolar brasileiro. Em sala de aula (2º Médio), destacamos as principais ideias apresentadas nos textos e debatemos o posicionamento de alguns alunos, bem como as alternativas (sugestões) para amenizar o problema. Registro as principais ideias debatidas, em forma de questionamentos, nos itens abaixo.

_ O que é bullying? E cyberbullying? Por que o assunto é importante? Os índices apresentados na coletânea revelam essa importância?

_ Quem são as pessoas direta ou indiretamente envolvidas (ex: vítima; agressor; família de ambos; professores; direção da escola; testemunhas, ...)?

_ Quais as principais causas e consequências do bullying considerando os envolvidos citados no item anterior?

_ O combate ao bullying deve ser visto como um caso de prevenção, punição ou ambos? O que pode ser feito para prevenir essa prática? E nos casos de punição como devem ser punidos os responsáveis?

_ De que maneira as testemunhas as quais temem represálias ao denunciar essa prática devem se comportar para não se tornarem, de um lado, "novas vítimas", e, de outro, não serem omissas? Nesse processo, qual o papel da família do agressor, da família da vítima, das testemunhas, da direção da escola, do Judiciário, do serviço de Psicologia da escola?

Não se esqueçam: num texto argumentativo, vocês devem formular uma tese (Querem convencer o interlocutor de que exatamente?). Além disso, podem, com base no que expuseram, traçar perspectivas futuras e apresentar sugestões em relação ao assunto.
Farei um post dando sugestões de como apresentar o tema (na introdução), ok? Aguardem e confiram! Bem, em síntese, foi isso! Bj! Tê!

Nenhum comentário: