BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alunos da Santa Mônica viajam com profa. de inglês à Europa

Torre Eiffel vista de baixo

Paris à noite, com detalhe do Sena
A profa. Rosângela Vargas, de inglês e português da Santa Mônica, acompanhada de um grupo de alunos da escola viajaram pela Europa no período de 13 de janeiro a 04 de fevereiro deste ano. Em suma: 23 dias convivendo com culturas de diferentes países, falando em línguas diferentes, aprendendo e, acima de tudo, divertindo-se muito! Aprender uma língua estrangeira, no caso o inglês, em países cuja língua oficial é a inglesa mostra-se uma experiência muito enriquecedora! É a segunda vez que a profa. Rosângela viaja com alunos da Santa Mônica. Pedi à Rosaângela que me enviasse fotos da viagem e, como há poucos dias, postei um vídeo de Edith Piaf (aqui), enviou-me fotos da magnífica Paris. Parabéns à professora, aos alunos e pais, à direção da escola por proporcionarem essa inicitiva!
Selecionei um texto para acompanhar as fotos. Com um estrutura básica (advérbios + adjetivos), o autor Joaquim da Fonseca conseguiu produzir uma "visão" magnífica de Paris! Deliciem-se! Bj, Tê!
Detalhe do portão: Palais de Versailles

"Ça va, monsieur...
Por Joaquim da Fonseca

Romanticamente comovido nos Quais que margeiam o Sena, contemplativamente enlevado nos jardins do Palais du Luxembourg, nostalgicamente perdido nas vielas existencialistas do Quartier Latin, gulosamente deliciado nos bistrôs do Marais, celestialmente maravilhado com a Catedral de Notre-Dame, ricamente adornado nas vitrinas de Champs Élysées, historicamente esclarecido na Esplanade des Invalides, monumentalmente embasbacado no parque Champ de Mars, eroticamente excitado nos cabarés de Place Pigalle, reverentemente ilustrado ao longo dos corredores do Louvre, patrioticamnte exaltado na Place de la Bastille, culturalmente entusiasmado nos cinco andares de Beaubourg, alegremente embriagado nas brasseries de Saint-Germain, criativamente eletrizado no Museu Picasso, divinamente hipnotizado pelos vitrais da Sainte Chapelle, artisticamente motivado nas ladeiras de Montmartre, ternamente apaixonado sob as árvores do Place Dauphine, calorosamente iluminado pelas telas impressionistas da Gare d’Orsay. Em Paris, pode-se ficar tudo isso e muito mais.
Foi um pouco assim que fiquei, bobamente enfeitiçado pela simples razão de estar lá, seguindo os passos do Luis Fernando, traçando meus desenhos pelas ruas, parques e boulevares de uma cidade inesquecivelmente encantada."

Extraído de: VERISSIMO, Luis Fernando e FONSECA, Joaquim da. Traçando Paris. Porto Alegre, Artes e Ofícios Editora, 1995; ilustrações de Joaquim da Fonseca.

Nenhum comentário: