BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Orgulho e saudade, por Rubens Amador (2º ano Médio)

Imagem¹ extraída de: ONG Viva o charque (aqui)
"Ao ler a matéria do blog Amigos de Pelotas, com o título Quando a escola pública era referência... e a imagem² do então “Gymnásio Pelotense”, exemplo único, entre nós, de boa qualidade no ensino público, senti um arrepio. A imagem, uma pintura, é por demais evocativa para nós, ex-Gatos Pelados daquele tempo e daquele ginásio.

Veio-me logo à lembrança a conjunção de grandes mestres que tivemos, dificilmente encontrada numa escola de hoje. Naquele tempo nós achávamos que só o Colégio Pedro II, no Rio, famoso por seu corpo docente, igualava-se ao velho Pelotense.

Vejamos: nosso professor de Português era o grande Paula Alves. Na matemática, o marcante professor Joaquim, irmão do primeiro. Nosso professor de Inglês trabalhara por l8 anos em West Point, nos Estados Unidos, o professor Adolfo Souza. No francês, era um parisiense, o Prof. Jules Delanoy.

No latim, tínhamos o grande professor Antonio Augusto Pinto, advogado português, egresso de Coimbra, e que considerávamos homem da maior cultura. Igualmente lusitano, Dr. José Balreira, médico, lecionava latim com grande conhecimento, e provinha também da famosa Universidade de Coimbra.

Na química, Dr. Ceslau Maria Biezanko, polonês de nascimento e cientista conhecido no mundo todo, onde seu nome figura até hoje como o descobridor de um inseto único, como entomologista que também era, nos livros da especialidade, universais, com o nome científico do inseto, chamado de “Biezankóia”, em sua homenagem.

Profissional de grande conhecimento técnico, o professor de desenho, Dr. Benjamim Gastal, possuía curso em Seattle, nos Estados Unidos. Posso lembrar ainda, com saudade, de nosso professor de educação física, um suíço chamado Roberto Müller.

Dos professores estrangeiros que tínhamos, evoco com grande saudade o nosso professor de Canto Orfeônico, o maestro espanhol Valeriano Olivares, formado em Barcelona, também intérprete e compositor de várias peças musicais para piano. Lembro ainda do professor Machadinho, também no latim. Do Dr. Vicente Russomano, advogado, que lecionava História, homem de vasta cultura.

Havia ainda um mestre, professor Raul Romeu Iruzun, que chamávamos de “Coringa”, porque, toda vez que faltava um professor, ele dava aula em que matéria fosse: inglês (servira na marinha mercante britânica), na qual, por vários anos, viajou pelo mundo; lecionava também francês, história do Brasil ou universal, latim, ciências, geografia, português. Iruzun foi um mestre inesquecível para os Gatos Pelados que tiveram a graça de terem sido seus alunos.

Devo ter cometido alguma injustiça, esquecendo algum nome, tantos eram os bons e competentes que foram nossos mestres no velho Gymnásio Pelotense."

Crônica transcrita do blogue Amigos de Pelotas (aqui)

1: Desde 1903 até 1959 este majestoso prédio abrigou o Colégio Municipal Pelotense, que por meio do seu corpo docente magistral propiciou aos seus alunos muito sucesso em suas vidas profissionais... Posteriormente, cedeu suas dependências ao Colégio Salis Goulart, o qual com muito sacrifício manteve razoavelmente a edificação.

2: A imagem a que Sr. Rubens Amador se refere é outra. Cliquem no link acima para vê-la.

Rubens Amador é pelotense, cronista literário e jornalístico. Produziu, durante vários anos, muitos trabalhos como colaborador na imprensa pelotense. Gratíssima ao Sr. Rubens por permitir que esta crônica _ na verdade, ela vem a acrescentar informações sobre o que Francisco Antônio Vidal escreveu ontem (aqui) _ fosse transcrita no Alquimia! E assim vamos conhecendo um pouco a história de nossa cidade...!

Desejo-lhes uma excelente quinta-feira! Bj, Tê!

Nenhum comentário: