BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Admirável mundo novo, por Lucas Pacheco (Ensino Médio)

Imagem: pintura de Tarsila do Amaral
"Dois romances ingleses _ Admirável mundo novo e 1984 _, escritos e publicados durante a metade do Século XX, retratam um futuro condicionamento da sociedade diante de um avanço técnico-científico e suas consequências nas relações sociais. Da mesma forma, no trabalho e no lazer.
Foi também o período do surgimento dos métodos de produção industrial fordista e taylorista, época na qual as relações interpessoais começaram a perder espaço para uma explosão na ciência e na tecnologia, porém, com um forte impacto econômico. Esse é um processo que ainda sofremos e, em grande escala, de modo mais intenso _ apesar de nós, brasileiros, termos sido atingidos depois das grandes potências mundiais.
Uma das mais fáceis hipóteses de se observar se há uma substituição do lazer pelo trabalho é analisarmos os laços familiares. A família constitui um grupo social formado não somente pelos vínculos econômicos e de parentesco, mas também pelos laços afetivos. Ou seja, com um maior distanciamento entre os membros de um grupo familiar, pode-se deduzir que o trabalho está ocupando um espaço significativo. E no Brasil isso é fato.
Outra hipótese para examinarmos esse fato social é o aumento da concorrência por vagas para cursos universitários que podem oferecer uma renda maior ao futuro profissional. O prazer/ lazer perdem em relação ao dinheiro/ trabalho. Da forma já explicada pelo radical alemão Marx, "a economia é o cérebro da sociedade". Ganhamos em um ponto e perdemos em outro.
No futuro, o Brasil dirá qual a escolha certa. Só espero que, nesse "Admirável mundo novo", a data de aniversário da minha esposa não seja menos importante que a do meu chefe."

Por Lucas Langie Pacheco, aluno do 2º Médio.

Bonita reflexão, não? Grata, Lucas! Para quem não sabe este texto foi baseado em uma proposta anterior publicada no Alquimia (aqui). Amanhã postaremos outro texto de um aluno do 2º ano. Bj e um excelente dia! Tê!

Nenhum comentário: