BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Palavras são camaleões... (Ensino Médio)

"Palavras: camaleões de sentidos

Por Teresinha Brandão

O vídeo acima já foi acessado no Youtube 10191327 vezes! Produção final apresentada em poucos minutos ao telespectador, seu criador resgatou anos e anos de arte com rostos femininos. Liiiindo!

Inspirei-me nesse vídeo e numa crônica, transcrita no post seguinte, de Carlos Heitor Cony, colunista do jornal Folha de São Paulo, para sustentar a tese de que as palavras são verdadeiros cameleões... Camaleões de sentidos.

Como se sabe, o camaleão, da família de lagartos, é conhecido por sua habilidade em trocar de cor conforme o ambiente, por sua língua rápida e alongada, e por seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro.

Processo idêntico ocorre na língua: uma mesma palavra pode expressar diferentes sentidos dependendo do conjunto de valores, crenças, ideologias de quem e em que circunstância (contexto) o emprega.

Desse modo, mesmo sem admitir todo e qualquer sentido, as palavras, assim como ocorre com os camaleões, podem mudar de sentido conforme o "ambiente" em que foram produzidas. Dito de outra forma: as palavras podem mudar de sentido de acordo com as posições _ ideológicas _ de quem as emprega. Se nos reportarmos ao texto do post seguinte, de Carlos Cony, publicado na Folha, essa afirmação pode ser observada."

Bj! Boa noite! Tê

Publicado originalmente em Tear de sentidos (aqui).

Nenhum comentário: