BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

sábado, 17 de abril de 2010

Histórias são camaleões... (Ensino Médio)


Vimos, nos dois posts imediatamente posteriores a este, que uma mesma palavra pode expressar diferentes sentidos dependendo do conjunto de valores, crenças, ideologias de quem e em que circunstâncias (contexto) o emprega. Igualmente, podemos afirmar em relação à narrativa de um fato. O texto abaixo, recebido via e-mail bem o demonstra.

"Visão dos fatos

Um homem passeia tranquilamente por um parque em Nova Yorque quando, de repente, vê um cachorro raivoso atacar uma aterrorizada menininha de sete anos. Os curiosos olham de longe mas, mortos de medo, não fazem nada.

O homem não titubeia e se lança sobre o cachorro, toma-lhe a garganta e o mata. Um policial que viu o ocorrido aproxima-se, maravilhado, e diz-lhe:

— Senhor, Vossa Senhoria é um herói. Amanhã todos poderão ler na primeira página dos jornais: "Um valente nova-iorquino salva a vida de uma menininha".

O homem responde:

— Obrigado, mas eu não sou de Nova Iorque.

— Bem — diz o policial — Então, dirão: "Um valente norte-americano salva a vida de uma menininha".

— Mas é que eu não sou norte-americano — insiste o homem.

— Bem, isso é o de menos ... E de onde o sr. é?

— Sou árabe — responde o homem.

No dia seguinte a imprensa norte-americana publica: 'Terrorista árabe massacra de maneira selvagem um cachorro norte-americano, de raça pura, em plena luz do dia, em frente de uma menininha de sete anos, que chorava aterrorizada.' "

A história narrada trata de personagens estadunidenses e árabes, mas poderia ocorrer evidentemente com outras de nacionalidades diferentes dessas. Ela nos remete às considerações iniciais do post: se uma mesma palavra pode expressar diferentes sentidos dependendo do conjunto de valores, crenças, ideologias de quem e em que circunstâncias (contexto) o emprega, o mesmo pode ocorrer com as histórias _ versões? _ que narramos, ouvimos ou lemos.
A propósito: quanto à imagem acima, pode ser que alguém sustente ser uma maçã, outro, uma borboleta, outro ainda, uma obra-de-arte, e assim sucessivamente. É... histórias também são camaleões...
Um excelente sábado!
Bj, Tê!

Nenhum comentário: